quinta-feira, 5 de março de 2015

Energia Eletromagnética 2

A energia em um par de condutores está no campo eletromagnético formado entre os condutores, não apenas dentro dos condutores. Esta energia vai da fonte (sub-estação para a indústria), usando os cabos condutores como se fossem trilhos por onde deslisa.

O corte de um par de condutores (seja fase-neutro ou positivo-negativo) mostra o campo elétrico (E) e o campo magnético (H) associados às cargas em cada condutor.

Se o sistema for alternado o campo elétrico e o campo magnético estão relacionados como na figura a seguir. O sentido e direção de propagação da energia é indicado pela seta na figura.

A próxima figura ilustra um par de condutores que ligam uma fonte (por exemplo quadro elétrico) a uma resistência (por exemplo ferro elétrico), a seta mostra o sentido de propagação da energia.


Potência do campo eletromagnético em um ponto S = E x H [W/m2] sendo que P = VI = |Stotal| [W]. O módulo da potência total do campo pode ser obtido simplesmente multiplicando a tensão (V) entre os condutores (condutor fase e condutor neutro) pela corrente elétrica (I) que está passando por um deles. Ex.: 127 V x 10 A = 1.270 W

Lembrando que:


o sinal na equação indica o sentido da potência.

A Energia é multiplicar pelo tempo (VIt = |Stotal|t = Energia), ficando para uma hora de consumo = 1.270 W x 1 h = 1,27 kWh, um virgula vinte e sete quilowatt-hora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário